Linhas de Pesquisa

Neste subprojeto estão agrupados os temas de pesquisa relacionados às decisões estratégicas e táticas no desenvolvimento de campos de petróleo.  São tratadas questões tanto do fluxo principal (de petróleo e gás natural), quanto do fluxo de suprimentos necessários ao fluxo principal.  No fluxo principal, iniciando com questões relacionadas à definição de localização de poços e definição de seu tipo (produção ou injeção) e passando para a definição do arranjo de coleta da produção destes poços  em e plataformas.  Nas questões relacionadas à rede de apoio a produção são tratados tanto a localização das facilidades de suporte a produção, quanto o dimensionamento da frota de veículos necessários para transportar os suprimentos até as unidades de produção.  Em resumo neste subprojeto se  visa desenvolver metodologias e  ferramentas que permitam apoiar o processo de desenvolvimento de campos de petróleo, bem como seu gerenciamento, adicionando a estes processos questões relacionadas ao fornecimento no tempo adequado dos recursos necessários para a produção.

 
Planejamento do Desenvolvimento de Campos de Petróleo

Planejamento do Desenvolvimento de Campos de Petróleo

Objetivo: Desenvolver metodologia de apoio ao planejamento do desenvolvimento de um campo de petróleo, ou de gás natural, definindo o número e a localização dos poços, seu tipo e seu ritmo de produção.

Motivação: Durante o desenvolvimento de um campo de petróleo, as incertezas quanto ao reservatório são muito elevadas, portanto a qualidade das decisões tomadas terá grande impacto nos resultados econômicos da sua produção, sendo cruciais numa companhia de petróleo.    

 
Projeto da Rede de Coleta de Produção de Petróleo (Localização de Manifolds e Plataformas)

Projeto da Rede de Coleta de Produção de Petróleo (Localização de Manifolds e Plataformas)

Objetivo: Desenvolver metodologia geral para a localização de manifolds submarinos e de unidades de produção de petróleo e gás natural visando a maximização do valor presente líquido de um projeto de desenvolvimento de um campo de petróleo offshore.

Motivação: Cada poço tem uma resposta particular à perda de carga ao longo das tubulações. Consequentemente, além dos custos relacionados aos comprimentos de tubulações, devem ser levados em conta os rendimentos auferidos com a produção de óleo que são função das características das condições de fluxo no reservatório, no poço e nas tubulações.

 
Localização Dinâmica de Armazéns Considerando o Efeito de Consolidação Estoques

Localização Dinâmica de Armazéns Considerando o Efeito de Consolidação Estoques

Objetivo: Desenvolver um modelo de gestão de estoques que considere efeitos de consolidação dos estoques, possíveis alternativas a localização destes estoques e variação no tempo tanto do mercado espacialmente definido, quanto dos padrões de demanda. 

Motivação: Decisões estratégicas em logística compreendem, além de outros aspectos, o dimensionamento da rede de instalações e a alocação dos estoques na mesma. Abordar ambos os assuntos, em função da importância estratégica dos mesmos para o gerenciamento da cadeia de suprimentos tem intuito de obter vantagens competitivas cruciais ao sucesso da empresa.

 
Dimensionamento de rede logística de transporte de carga offshore

Dimensionamento de rede logística de transporte de carga offshore

Objetivo: Desenvolver ferramenta de suporte para o dimensionamento da frota de embarcações que atendem as unidades marítimas, considerando a localização das unidades (clusters) e a incerteza da demanda.

Motivação: É necessário buscar a redução de custos de transporte marítimo e aumento do nível de serviço, pelo aumento da eficiência operacional via redução do número de viagens e/ou distância total percorrida pela frota de embarcações.

Neste subprojeto estão agrupados os temas de pesquisa relacionados às decisões  operacionais no processo de produção .  Relativas ao fluxo de petróleo são tratadas questões tanto do gerenciamento do reservatório, quanto das operações ligadas ao escoamento por tubulações e a manutenção de instalações de produção.  A operação das sondas, importante e caro equipamento responsável pela construção e manutenção dos poços, é abordada tanto do ponto de vista de sua programação, quanto do seu suprimento.  Em resumo neste subprojeto se  visa desenvolver metodologias e  ferramentas que permitam apoiar o processo de gerenciamento da produção de campos de petróleo, adicionando a estes processos questões relacionadas ao fornecimento no tempo adequado dos recursos necessários para a produção.

Nesta linha estão agrupados os temas de pesquisa relacionados às decisões operacionais no processo de produção . Relativas ao fluxo de petróleo são tratadas questões tanto do gerenciamento do reservatório, quanto das operações ligadas ao escoamento por tubulações e a manutenção de instalações de produção. A operação das sondas, importante e caro equipamento responsável pela construção e manutenção dos poços, é abordada tanto do ponto de vista de sua programação, quanto do seu suprimento. Em resumo neste subprojeto se visa desenvolver metodologias e ferramentas que permitam apoiar o processo de gerenciamento da produção de campos de petróleo, adicionando a estes processos questões relacionadas ao fornecimento no tempo adequado dos recursos necessários para a produção.

 
Uso de Inteligência Computacional no Gerenciamento de Reservatórios

Uso de Inteligência Computacional no Gerenciamento de Reservatórios

Objetivo: Desenvolver metodologias com base em técnicas de Inteligência Computacional para o gerenciamento de reservatórios em tarefas que envolvam a simulação numérica de reservatórios.

Motivação: Durante o desenvolvimento do campo, o modelo de simulação do reservatório é usado como uma ferramenta de decisão para selecionar o melhor projeto de desenvolvimento e, também, prever a produção de óleo, gás e água do campo.

 
Incorporação de Incertezas no Gerenciamento das Operações de Elevação e Escoamento

Incorporação de Incertezas no Gerenciamento das Operações de Elevação e Escoamento

Objetivo: Propor ferramentas que permitam avaliar as incertezas no processo de escoamento de petróleo e gás natural por tubulações

Motivação: Usualmente os estudos de Elevação e Escoamento não utilizam análises de incertezas. Entretanto, especialmente na fase de projeto, há diversos parâmetros de considerável incerteza nos modelos adotados. 

 
Problema de Roteamento e Sequenciamento de Sondas

Problema de Roteamento e Sequenciamento de Sondas

Objetivo: Resolver o problema de roteamento e seqüenciamento de um conjunto de sondas e barcos especiais para atendimento a um conjunto de poços que demandem serviços de intervenções.

Motivação: As intervenções em poços para a manutenção da sua produção são serviços são realizados por sondas, que devido ao seu elevado custo para aquisição e operação, existem em pequena quantidade se comparado ao número de poços que demandam manutenção.

 
Programação Estocástica dos Suprimentos de Sondas

Programação Estocástica dos Suprimentos de Sondas

Objetivo: Usar técnicas de programação estocástica para reduzir os custos logísticos relativos a suprimentos de sondas offshore.

Motivação: Dado o grande número de poços que precisam ser perfurados, faz-se importante que as incertezas nas entregas dos suprimentos para sondas offshore sejam adequadamente tratadas.

 
Programação de embarcações para atendimento a unidades marítimas

Programação de embarcações para atendimento a unidades marítimas

Objetivo: Propor modelos matemáticos e desenvolver uma ferramenta de suporte para a programação das embarcações que atendem as unidades marítimas, considerando a localização das unidades (clusters) e a incerteza da demanda. 

Motivação: É importante buscar a redução de custos de transporte marítimo e o aumento do nível de serviço através do aumento da eficiência operacional da frota.

  • Gurobi    Petrel    PIPESIM    Promodel
  • aimms    Cplex    ECL    gams s

capescnpqfinep-novaufrjpolicoppepepDEInexOanpprh